Como fazer um jardim pequeno – 6 dicas para criar o seu
Atualmente, nas cidades, fica cada vez mais difícil encontrar espaços vastos para se ter um jardim.
Além dos gastos para manter, as casas estão cada vez menores e compactas. Desse modo, para termos um pouco de verde em casa, um pequeno jardim pode solucionar nossos problemas!
Afinal, este não é só um privilégio das casas grandes! Aqueles que moram em lares menores podem encontrar lugar para trazer vida e acolhimento para sua moradia.
Confira agora dicas surpreendentes para criar o seu jardim de forma simples e pequena.
1 – Escolha inspirações para o seu jardim
Antes de tudo, você deve entender que tipo de jardim se adequa melhor ao seu ambiente – seja ele um apartamento, uma casa com espaço de terra, e assim por diante. Com isso, conheça agora os estilos de jardins pequenos que se pode ter no seu lar:
- Jardim oriental: mais delicado e acompanha bonsais;
- Jardim zen: acompanha fontes e incensos;
- Jardim tropical: com plantas bem brasileiras, com muita cor e vida;
- Jardim desértico: focado em cactos e plantas resistentes com pedras e areia.
Para aqueles que procuram mais praticidade e poucos cuidados, a melhor escolha seria os estilos desérticos e orientais. No entanto, fica a seu critério criar o seu próprio jardim de forma criativa e única!
2 – Escolha vasos se não tiver espaço
Para os moradores dos “apertamentos”, como se diz, é normal imaginar que não se pode ter um jardim. Nesse caso, a preferência é por fazer algo inovador. Com vasos e organização você pode criar o seu espaço, seja na varanda ou em uma janela, o que importa é criar o seu pequeno jardim.
Com vasos de tamanhos variados e formas diferentes, pode criar algo novo e que se adeque ao seu espaço.
3 – Jardins verticais e suspensos
Outra opção viável é criar um jardim vertical! Você pode utilizar uma parede e alguns vasos específicos para isso espalhados ao longo de toda extensão. Já até falamos mais deste tipo aqui. Além disso, decks de madeira também podem dar uma nova cara ao local escolhido, sendo uma ótima escolha para casas pequenas.
Já a opção de jardim suspenso ainda na parede pode dar um pouco mais de trabalho, mas ainda causa uma ótima impressão. Se utilizando de ganchos e correntes para a sustentação dos vasos, dão um ar imponente com plantas como samambaias e peperômias.
4 – Nivelamento do jardim
Com a utilização de cadeiras e mesas, você pode deixar uma espécie de escada entre os vasos e plantas espalhadas. Dessa forma, se tem mais organização e se seu espaço for muito reduzido ainda traz um charme único!
Procure uma diversidade de plantas se não for usar um estilo planejado como mencionado acima. Desse modo, explore sua criatividade!
5 – Escolha objetos funcionais
Procure fazer uma decoração bonita e funcional, já que se está pensando em fazer um cantinho relaxante com plantas, nada melhor do que unir o útil ao agradável! Utilize poltronas, luminárias e mesas.
Assim, você pode criar um cantinho de descanso em meio às plantas, para a leitura de um livro ou só um respiro da rotina do dia a dia. Mas lembre-se de tomar cuidados com esses móveis, se preferir utilize algo mais rústico ou usado de forma que sua deterioração não seja tão aparente.
6 – Detalhes são importantes
As plantas sozinhas não trazem toda a beleza que um jardim requer, dessa forma, invista em detalhes charmosos, como pedras decorativas e areia. Além de trazerem contraste entre as folhagens, ainda possuem vantagens econômicas. Já que precisam de menos manutenção do que outras forrações, como por exemplo a grama.
Portanto, se seguir essas dicas seu jardim ficará surpreendente! Acompanhe o nosso blog para não perder nenhuma novidade sobre o plantio em geral!